Festival Cultural Medieval: Com que roupa eu vou?? Parte 1- Como estruturar a vestimenta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Festival Cultural Medieval: Com que roupa eu vou?? Parte 1- Como estruturar a vestimenta

Mensagem por Maira Rios-Marine em Ter Nov 18, 2014 5:25 pm

Olá bravos!

O nosso tão aguardado Festival está chegando,  e como já se sabe, a caracterização faz parte do evento. Começarei aqui a orientar os que estiverem em dúvidas sobre como montar uma roupa com temática medieval, de forma que seja bonita, e não fique muito cara.

O primeiro passo é entender que este figurino não se baseia em complexidade em peças,  mas sim em CAMADAS DE ROUPAS SOBREPOSTAS.
Então, que camadas são essas?

*Camisas ou camisolas- de algodão cru em preferência; sim, numa época em que a maioria das pessoas mal tomava banho, em locais frios, muitos vestiam o dia inteiro a sua "roupa de dormir" por baixo das roupas do dia-a-dia. Mas no nosso caso, é principalmente para explicar o porquê de muitas roupas medievais terem aquelas peças brancas presentes, junto com as demais.

*Vestidos ou saias para mulheres, e calças e túnicas para os homens- Estas roupas eram vestidas por cima das do item anerior. Para as mulheres da plebe, a caracterização já pode se encerrar nesta parte (com a adição de apenas um corpete, caso queira); No caso dos homens, apesar de as calças não serem o mesmo modelo que é utilizado atualmente, uma peça de cor discreta (preta, marrom ou marinho) e sem detalhes, é uma ótima opção.

*Sobrevestes, túnicas, coletes e tabardos- Estas peças são muito importantes,  pois finalizam um bom visual medieval, ao darem a boa caracterização de época. As sobrevestes eram utilizadas por cima dos vestidos, como aventais em plebéias durante os seus ofícios; estampadas com o brasão da casa para as mulheres da nobreza, principalmente em grandes eventos.
Já os coletes e as túnicas para os homens, eram uma proteção térmica viável,  alem de complementar o visual. A grande diferença entre plebe e nobreza, está nos materiais utilizados, e no acabamento das peças citadas: para os plebeus, os materiais são mais grosseiros, com amarrações expostas, com emendas, e sem bainhas; para a nobreza, os tecidos são mais elaborados, podendo ter ligas nas bainhas, ou bordados e fechos de metal.

*Capas- Esta peça, para muitos, é a grande vedete do figurino. Com ou sem capuz, suas funções são de proteção contra o clima frio, disfarce, ou apenas finalização do estilo. Seus materiais sao variados, assim como suas cores. E da mesma forma que o item anterior, o que denuncia a origem social de seu dono, é o seu material e o seu acabamento(com correntes, fechos de metal, cordões,  ligas, forros).

Qualquer dúvida, fiquem à vontade para perguntar ^_^

Beijosss

P.S.: O próximo post será sobre os tecidos que podem ser utilizados. Então, deixem as questões sobre este tema para a próxima,  ok?

_________________
Maíra Rios-Marine,  Duquesa das Terras-Sem-Fim,  Druida, e Líder da Alfaiataria da Batalha Cênica Salvador :P
avatar
Maira Rios-Marine
Moderador

Batalha Cênica Salvador Mensagens : 19

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum